Alelo Vegetal

arrozefeijaoBanco Ativo de Germoplasma (BAG)

Arroz e Feijão

Publicado em

Apresentação

Bem-vindo ao BAG Arroz e Feijão

Foto: Acervo/Embrapa.

Foto: Acervo/Embrapa.

O Banco Ativo de Germoplasma de Arroz e Feijão (BAG Arroz e Feijão) da Embrapa foi criado em 1975 e teve suas atividades iniciadas em 1976. Com um acervo de 27.006 acessos de arroz e 16.345 acessos de feijão, o BAG Arroz e Feijão é o maior banco ativo de germoplasma da Embrapa e constitui-se na maior coleção de germoplasma de arroz e feijão do Brasil. Nele são encontradas cultivares, variedades tradicionais, linhagens mutantes, populações e exemplares de espécies silvestres, parentes próximas do arroz e feijão, coletadas no Brasil e/ou recebidas dos mais diversos países do mundo. A conservação e o uso sustentável deste acervo é fundamental para o futuro da pesquisa e do cultivo de arroz e feijão em nosso país.
Em 2009 foi iniciada uma ampla reforma na infraestrutura do BAG Arroz e Feijão. Esta reforma foi consolidada em 2010 com a criação do Programa AgroVerde pela Diretoria da Embrapa, que possibilitou investimentos para a modernização do BAG. Hoje o BAG Arroz e Feijão possui uma capacidade de conservação ex situ de 87.640 acessos em uma infraestrutura que conta com câmara fria e seca, casas teladas para multiplicação eficiente e segura de germoplasma, telados de campo para caracterização morfológica e agronômica e áreas de campo específicas para condução de pesquisas com recursos genéticos de arroz e feijão.

Dr. Paulo Hideo Nakano Rangel
Gestor do BAG Arroz e Feijão

………………………………

Missão do BAG Arroz e Feijão

  • Preservação dos recursos genéticos de arroz e feijão através do armazenamento em câmara fria e seca visando a manutenção das sementes dos acessos em boas condições de germinação, vigor e fitossanidade.
  • Enriquecimento da coleção através de acessos tradicionais e espécies silvestres oriundas de coletas e introdução de linhagens de programas de melhoramento do Brasil e de outros países.
  • Multiplicação e caracterização dos acessos.
  • Desenvolvimento de pesquisas de pré-melhoramento com recursos genéticos de arroz e feijão.

 

 

 

Logomarca do BAG

Logomarca do BAG

Logomarca do BAG

Foi criada uma logomarca para o BAG (ao lado), que é impressa nos envelopes com as sementes que são enviadas nos intercâmbios de germoplasma de arroz e feijão