Alelo Vegetal

arrozefeijaoBanco Ativo de Germoplasma (BAG)

Arroz e Feijão

Publicado em

Fluxograma

Fluxograma de funcionamento
do BAG Arroz e Feijão

O BAG Arroz e Feijão está subordinado a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento. Os principais assuntos de pesquisa inerentes ao BAG são discutidos dentro do Grupo de Pesquisa de Recursos Genéticos, que é formado por pesquisadores e analistas ligados ao tema.

Fluxograma de funcionamento  do BAG Arroz e Feijão

O BAG desenvolve atividades de rotina (introdução de germoplasma, multiplicação e regeneração, caracterização, banco de dados, armazenamento) e de pesquisa (pré-melhoramento) com recursos genéticos de arroz e feijão. A introdução de acessos visando o enriquecimento das coleções de arroz e feijão é feita através de coletas de variedades tradicionais de arroz e feijão em áreas de pequenos agricultores do Brasil, assim como de linhagens oriundas de programas de melhoramento e de conservação de germoplasma do Brasil e de outros países.

Os acessos detectados com poder germinativo abaixo de 90% são multiplicados para renovação das sementes conservadas. Os acessos com baixo vigor são regenerados através de cultivo de embrião. A caracterização morfológica dos acessos é feita utilizando-se 32 descritores de arroz e 31 descritores de feijão, de acordo com as recomendações da Bioversity International(2007).

 

As sementes dos acessos são submetidas a procedimentos de rotina como expurgo, determinação da umidade, testes de germinação e vigor, pesagem da amostra, emissão da etiqueta com código de barra e retirada de uma amostra para envio para a Coleção de Base (COLBASE). As sementes são mantidas em frascos e armazenadas em câmara fria a uma temperatura de ± 13°C e a uma umidade relativa de ± 25%.

Os dados de passaporte, manejo, ambiente, caracterização e avaliação dos acessos são atualizados em um Banco de Dados do BAG, com livre acesso pela comunidade científica e pelo público em geral. Os acessos de arroz e feijão guardados no BAG da Embrapa Arroz e Feijão são um patrimônio do povo brasileiro, portanto qualquer cidadão do Brasil poderá solicitar amostras destes germoplasmas.

 

………………………………