template base
Quarta feira, 22 de Novembro de 2017

Arca de Noé da Embrapa ancora no Parque da Cidade, em Brasília, DF!

Escrito por Curador de recursos genéticos em 29/10/2013. |
Foto: Iury Farhat

Foto: Iury Farhat

Venha conhecê-la no estande da Empresa
durante a Semana Nacional de C&T
e ainda jogar xadrez sustentável!!

 

Brasília, 24 de outubro de 2013 – O público da capital federal não pode perder a oportunidade de conhecer neste final de semana a nova arca de Noé da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ela estará ancorada no estande da Empresa no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília) nos dias 25 e 26 de outubro (sexta-feira e sábado) durante a 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, DF. Quem visitar o estande terá ainda a oportunidade de jogar xadrez sustentável. Nessa proposta inovadora de xadrez, elaborada e produzida por alunos do Instituto Federal de Brasília, campus Planaltina, o tabuleiro é uma lona montada no chão e as peças são feitas de garrafa Pet.

Xadrez sustentável: ciência e diversão

O objetivo da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é proporcionar ao público a oportunidade de aprender ciência e se divertir ao mesmo tempo. Por isso, nessa proposta lúdica de xadrez, os tradicionais personagens do jogo de xadrez foram substituídos pelos animais conservados na arca de Noé da Embrapa. Ao invés de um rei e uma rainha, por exemplo, o público vai movimentar um simpático casal de bois da raça Junqueira. No lugar das torres, ovelhas da raça Santa Inês.

E, por aí vai: cavalos, porcos e outros animais foram inseridos neste novo contexto de xadrez para que os visitantes possam compreender a importância de conservá-los. Todos eles são representantes de raças locais ou naturalizadas, que fazem parte do programa de conservação de recursos genéticos animais da Embrapa.

E por quê? São raças de bois, porcos, ovelhas, cavalos, búfalos, entre outros animais, que estão no Brasil há séculos, algumas desde a época da colonização, e por isso, podem ser considerados verdadeiros tesouros genéticos, pois adquiriram características de rusticidade e adaptabilidade ao longo dos anos, que os tornam mais produtivos e resistentes a doenças e parasitas.

A arca de Noé

Na nova arca de Noé da Embrapa, os visitantes vão conhecer também as plantas e micro-organismos conservados pela Embrapa em prol da pesquisa agropecuária e da segurança alimentar das gerações atuais e futuras.

Assim como Noé, os cientistas da Embrapa também correm contra o tempo para conservar plantas, animais e micro-organismos das ameaças atuais, que são as queimadas, os desmatamentos e as mudanças climáticas, entre outras.

Graças às ações de conservação desenvolvidas durante as suas quatro décadas de existência, a Embrapa mantém hoje em Brasília, DF, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o maior banco de conservação de sementes do Brasil e da América Latina e um dos maiores do mundo. Estão guardadas nesse banco mais de 120 mil amostras de sementes de importância para a alimentação de cerca de 670 espécies vegetais congeladas a 20ºC abaixo de zero.

No estande montado na Semana Nacional de C&T, o público terá a oportunidade de conhecer parte desse trabalho na "geladeira do futuro".

Será apresentada também a conservação in vitro, uma forma de conservar as plantas cujas sementes não suportam baixas temperaturas e umidades. Essas espécies, que incluem, morango, abacaxi, mandioca e aspargo, entre outras, são mantidas em tubos de ensaio e conservadas a partir de mudas.

Controle biológico: a natureza agradece!

Outro destaque no estande da Embrapa será o controle biológico de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças. Essa forma de controle, mais racional e sadia, se baseia na utilização de inimigos naturais para controlar os insetos-alvo, com o objetivo de diminuir a utilização de produtos químicos nas lavouras, preservando assim o meio ambiente, a nossa saúde e dos animais.

O objetivo da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ao participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é dar mais um passo para a popularização da ciência e a tecnologia, além de colaborar para despertar a vocação científica nos estudantes.

A nova arca de Noé e o xadrez sustentável serão algumas das atrações da Embrapa durante a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos dias 25 e 26 de outubro, de 8h30 às 18h30, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).

Você está convidado a embarcar nessa aventura!

 

..................................................................
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , Jornalista/NCO
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

...............................

(nco/nti, 23/10/2013)
Última atualização em 29/10/2013.
Categoria: Portal/Notícias
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia