template base
Quarta feira, 22 de Novembro de 2017

Embrapa promove curso de gestão de coleções microbianas para países membros do Cone Sul

Escrito por Curador de recursos genéticos em 30/10/2013. |

Divulgação/NCO

Inscrições começam no dia 6 de novembro e podem ser feitas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Brasília, 29 de outubro de 2013 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 26 a 29 de novembro de 2013, o curso Gestão de coleções de culturas e protocolos de trabalho, com o objetivo de capacitar os participantes na formação e gestão de coleções microbianas. O curso é voltado a profissionais, pesquisadores e professores que trabalham com recursos genéticos microbianos nos países membros do Cone Sul - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Por isso, será ministrado em português e espanhol.

As inscrições podem ser feitas no período de 6 a 14 de novembro na página da Embrapa clicando aqui.
A Embrapa investe na formação de coleções de micro-organismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação há quatro décadas. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam micro-organismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras.
Essas coleções geram muitos dados de pesquisa e informações de grande importância para diferentes áreas da ciência e tecnologia. O curso vai possibilitar a troca de informações e a cooperação entre os gestores das coleções em relação a requisitos de boas práticas de manipulação, identificação, caracterização, preservação, armazenamento e fornecimento de culturas, a partir da padronização de protocolos de trabalho e estabelecimento de sistema de gestão, visando melhorar o desempenho de suas funções sociais e econômicas.
Para isso, vai contar com aulas teóricas e práticas voltadas à formação e gestão de coleções de bactérias, fungos e vírus, envolvendo todas as etapas: amostragem, isolamento, identificação e conservação desses micro-organismos.
Participam também da organização do curso as seguintes unidades de pesquisa da Embrapa: Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ); Embrapa Algodão (Campina Grande, PB); Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS); Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); Embrapa Soja (Londrina, PR) e Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC).

As inscrições podem ser feitas no período de 6 a 14 de novembro na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia .http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013/curso_gestaoColecoes.html
Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

..................................................................
Fernanda Diniz, Jornalista/NCO
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) 
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

...............................

(nco/nti, 29/10/2013)
Última atualização em 30/10/2013.
Categoria: Portal/Notícias
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia