template base
Domingo, 21 de Outubro de 2018

Embrapa promove curso de gestão de coleções microbianas para países membros do Cone Sul

Escrito por Curador de recursos genéticos em 30/10/2013. |

Divulgação/NCO

Inscrições começam no dia 6 de novembro e podem ser feitas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Brasília, 29 de outubro de 2013 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 26 a 29 de novembro de 2013, o curso Gestão de coleções de culturas e protocolos de trabalho, com o objetivo de capacitar os participantes na formação e gestão de coleções microbianas. O curso é voltado a profissionais, pesquisadores e professores que trabalham com recursos genéticos microbianos nos países membros do Cone Sul - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Por isso, será ministrado em português e espanhol.

As inscrições podem ser feitas no período de 6 a 14 de novembro na página da Embrapa clicando aqui.
A Embrapa investe na formação de coleções de micro-organismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação há quatro décadas. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam micro-organismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras.
Essas coleções geram muitos dados de pesquisa e informações de grande importância para diferentes áreas da ciência e tecnologia. O curso vai possibilitar a troca de informações e a cooperação entre os gestores das coleções em relação a requisitos de boas práticas de manipulação, identificação, caracterização, preservação, armazenamento e fornecimento de culturas, a partir da padronização de protocolos de trabalho e estabelecimento de sistema de gestão, visando melhorar o desempenho de suas funções sociais e econômicas.
Para isso, vai contar com aulas teóricas e práticas voltadas à formação e gestão de coleções de bactérias, fungos e vírus, envolvendo todas as etapas: amostragem, isolamento, identificação e conservação desses micro-organismos.
Participam também da organização do curso as seguintes unidades de pesquisa da Embrapa: Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ); Embrapa Algodão (Campina Grande, PB); Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS); Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); Embrapa Soja (Londrina, PR) e Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC).

As inscrições podem ser feitas no período de 6 a 14 de novembro na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia .http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013/curso_gestaoColecoes.html
Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

..................................................................
Fernanda Diniz, Jornalista/NCO
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) 
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

...............................

(nco/nti, 29/10/2013)
Última atualização em 30/10/2013.
Categoria: Portal/Notícias
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia