template base
Quarta feira, 22 de Novembro de 2017

Pesquisadores da Embrapa participam de livro vencedor do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Ciências Naturais

Escrito por Curador de recursos genéticos em 30/10/2013. |

Divulgação/NCO

Publicação reúne levantamentos botânicos
sobre a riqueza da biodiversidade do bioma Caatinga e
aponta para a importância de conservá-lo.

Brasília, 23 de outubro de 2013 –A Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Taciana Cavalcanti, e o pesquisador da Unidade, José Francisco Valls, estão entre os 99 pesquisadores de instituições de pesquisa brasileiras que contribuíram para a elaboração do livro "Flora das Caatingas do Rio São Francisco – História Natural e Conservação", um dos vencedores da 55ª edição do Prêmio Jabuti em 2013, na categoria Ciências Naturais. 
O livro foi organizado pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede em Petrolina, Pernambuco, José Alves de Siqueira Filho, e reúne 12 artigos em mais de 500 páginas, com o objetivo de apresentar ao leitor a riqueza da biodiversidade do bioma Caatinga e as ações desenvolvidas pelas instituições brasileiras para conservação da sua flora e recursos naturais.
Para produzir o livro, os pesquisadores realizaram 212 expedições de coleta pela caatinga, percorrendo 340 mil quilômetros ao longo de quatro anos, que resultaram no registro de 1.031 espécies de plantas nativas deste bioma.
O trabalho teve a contribuição de 99 pesquisadores, sendo 17 da Univasf, e especialistas de outras 39 instituições de pesquisa, incluindo a Embrapa.
Segundo o organizador do livro, este prêmio renova a esperança e chama a atenção da sociedade brasileira para a necessidade urgente de conservação da Caatinga e do Rio São Francisco, patrimônios endêmicos do Brasil e do povo brasileiro. "Além disso, mostra que a ciência desempenha um papel fundamental como promotora da qualidade de vida das pessoas, com capacidade para mudar o cenário da conservação e do valor da biodiversidade mais impressionante do mundo, a brasileira", enfatiza.

..................................................................
Fernanda Diniz, Jornalista/NCO
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) 
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

...............................

(nco/nti, 23/10/2013)
Última atualização em 30/10/2013.
Categoria: Portal/Notícias
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia